Seja bem vindo ao Tiago's Blog...

Desde já agradeço a sua preferencia...

domingo, 10 de abril de 2011

A estética: O que é Belo?

A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta. Suas formas são inúmeras, e a ciência ainda tenta dar uma explicação para o processo.
A beleza, ou até mesmo o belo fora discutido muito entre os filósofos no século século XVIII. Cada um por sua vez mantendo e defendendo a sua tese e pensamento.

                                    O que é ser Belo?
                                      A pergunta fora lançada quem ira acertar?
                             Sócrates?, Platão?, Aristóteles?, Immanuel Kant? ou Georg Hegel?
                                                     E ai em quem você aposta?
Apostas feitas, agora vamos lá.
Sócrates disse que não se acha capacitado de responder esta pergunta, por a mesma ter vários significados.
Platão disse que a beleza ou o belo esta na pessoa e que é algo próprio.
Aristóteles disse que o que nós vivemos aqui (o hoje) é cópia de um mundo "concretamente" mental, ou seja, vivemos no abstrato. 
Kant disse que a beleza esta nos olhos de quem vê.
Hegel disse que a beleza é algo sobrenatural.

E ai quem você acha que foi mais coerente com a realidade?

Pegando todas essas teorias e colocando-nas num recipiente, mechendo bem, você tera uma conclusão bem obvia do assunto belo. O belo é ser inteligente, pela etimologia da palavra "inteligente" sabe-se que ela significa se "adequar ao meio" , ou seja, ser flexível a muitas coisas que nos assolam dia após dia, aceitar, tolerar, crescer mentalmente, ser gente o suficiente para entender que o belo não é belo se não houver beleza e quem a adimire.

 O belo na Literatura


O barroco surgiu sem formas perfeitas o divertido era pintar o que eles queriam pintar , expressar o que eles queriam ... Moderno ... e como qualquer arte nova , não fora aceita, não fora recepcionada  com tanta excitação... "Algo horrivel" pensavam. Mas era, claro que era, mas era horrivel e frio para a época.
A literatura em si sofreu muitos preconceitos e quebrou por sua vez muitos tabus, linhas lineares, céu azul, graminha verde, água limpida ... quem disse que tinha ... e quem disse que houve aceitação... "O belo está nos olhos de quem vê" - Immanuel Kant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário